Maxiavelli: Satirizando a Converseta de Esquerda

Bobos de Carnaval de Willem Cornelisz Duyster
A demagogia Esquerdista está a pedir para ser ridicularizada; logo, este mês, Maxiavelli satiriza a Lábia da Esquerda Europeia – divirtam-se!

Protestos: justificação
Pergunta: porque é que vieram para as ruas hoje? Qual o motivo deste protesto?
Esquerdista: estamos reunidos aqui hoje porque temos de protestar contra este governo que está a condenar o povo à miséria! Estas medidas de austeridade estão a matar o povo, enquanto os ricos ficam mais ricos e, o povo não vai mais permitir uma coisa destas!
Pergunta: então quais são as medidas alternativas para resolver o défice?
Esquerdista: isso cabe ao governo decidir; foi para isso que foi eleito! A nossa preocupação é para com a protecção dos direitos garantidos para o povo! O governo cortou quase todos os subsídios e congelou salários somente para beneficiar o Grande Capital (bancos). Mais uma vez, o capitalismo e a ganância estão a arrastar o povo pela lama da miséria, da pobreza; e o povo não vai mais permitir uma coisa destas!

MPs Esquerdistas: respondendo a questões colocadas pela imprensa
Pergunta: então, sempre vão apresentar uma Moção de Censura contra o governo. Acha mesmo sensato avançar com a medida, logo agora que o governo está no bom caminho para resolver a crise económica (tal como reportou a Troika)?
Esquerdista: este governo está a roubar ao povo e a condená-lo à pobreza e à miséria! Hoje, para o povo, beber um copo de leite é um luxo – chegámos a tal ponto! E depois, temos o símbolo da ganância capitalista (i.e. a cabecilha do FMI) a dizer que está mais preocupada com as crianças Africanas do que com as Gregas; ora, as crianças Africanas não são um assunto nosso! Não, o povo não permitirá mais isto!
Pergunta: não respondeu à questão; mas pronto, quais são as medidas alternativas que sugere para resolver esta crise?
Esquerdista: já apresentámos as nossas soluções alternativas e o povo sabe bem do que estamos a falar. O povo está a atravessar um período dificílimo de miséria e pobreza e o povo não permitirá mais isto!

Debate: confrontando a direita
Esquerdista: tem de admitir que o seu governo não está a fazer um bom trabalho. O povo está mais pobre, o crédito mal parado disparou, o povo viu-se despido de subsídios vitais e os ricos estão a ficar mais ricos! Não obrigar os ricos a pagar a conta não é solução para melhorar a economia!
Direita: o FMI, a UE e o BCE dizem que estamos no bom caminho e que, em breve, o nosso país deixará de ser arrastado na lama. Os ricos já são taxados a 45%, o que é que vocês querem mais?
Esquerdista: a troika não é o nosso dono! Para além disso, este governo neoliberal está a sacrificar o povo só para satisfazer os especuladores; e o povo não aceitará mais isso! Para responder à sua pergunta, os ricos deveriam pagar 75% de impostos...eles que paguem a conta!
Direita: isso é um absurdo! De qualquer maneira, a esquerda é que nos colocou neste imbróglio. Aonde é que vocês estavam quando nós avisámos que esta situação se produziria e, por que é que não nos apoiaram? Por que é que não protestaram contra o anterior governo incompetente?
Esquerdista: o que lá, lá vai! O que vocês chamam de ter avisado o país, nós apelidamos de terem deprimido o povo com o vosso pessimismo!
Direita: pessimismo? Mas nós só dissemos a verdade.
Esquerdista: mas o povo não precisa da verdade! A verdade não alimenta ninguém! O povo precisa de comida na mesa, de roupa no pêlo, de sapato no pé, de um tecto sobre a cabeça, de telemóvel para chamadas de emergência, de internet para comunicar, de crédito para as férias no Brasil! O povo precisa de suprir as necessidades básicas...  

"Uma mentira dita vezes sem conta torna-se verdade" - Vladimir Lenine

Comentários